24jul • 23 12 livros para 2023, clássico, Desafio das GeLs, Editora 34, Fiódor Dostoiévski, literatura estrangeira, Literatura Russa, resenha, Resenhas de Livros, Romance

Resenha 442 Noites Brancas

Título: Noites Brancas
Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora: Editora 34
Páginas: 96
Ano: 2009
Gênero: Romance/ Literatura Russa/ Literatura Estrangeira
Classificação: 5 estrelas

Compre o Livro

Sinopse: Durante uma das singulares “noites brancas” do verão de São Petersburgo, em que o sol praticamente não se põe, dois jovens se encontram numa ponte sobre o rio Nievá e dão início a uma história repleta de fantasia e lirismo. Publicado em 1848, na contracorrente de sua época, que privilegiava o Realismo, este livro é, na obra de Dostoiévski, aquele que mais se aproxima da escola romântica. Não apenas pelo tipo do Sonhador, figura central da novela, mas também pela atmosfera delicada e fantasmagórica, que envolve a trama, o cenário e os protagonistas.

Aqui, a própria cidade de São Petersburgo — com seus palácios e pontes, seus espaços monumentais — revela-se como personagem. Não por acaso, Noites brancas atraiu a atenção de diretores de cinema como Luchino Visconti e Robert Bresson, que procuraram traduzir para a tela todo o encanto desta que se tornou uma das obras mais famosas de Dostoiévski — agora pela primeira vez no Brasil em tradução direta do russo.

Que seja claro o seu céu, que seja luminoso e sereno o seu lindo sorriso; abençoada seja você pelo momento de júbilo e felicidade que concedeu a um coração solitário e agradecido!

Oi galera, hoje vim trazer para vocês as minhas impressões sobre o livro Noites Brancas. Foi minha primeira experiência com um clássico russo e eu acho que o mais legal da experiência é poder desmistificar um pouco algo que aparentemente seria difícil de ler. Bora lá?

O livro se passa no período do verão em São Petersburgo e por esse motivo o título, durante o verão, o tempo de luz solar é maior e as noites ficam claras. Bom, é nesse contexto que conhecemos o Sonhador, um jovem rapaz que está divagando ao andar pela cidade, se sentindo “abandonado” pela cidade estar vazia até que ele se depara com uma jovem passando por uma tentativa de assédio. Ele naturalmente vai ajudá-la e então conhece Nastiénska.

Após esse primeiro contato, os dois acabam conversando e marcando de se reencontrar no dia seguinte e assim por quatro noites ele se encontram e conversam sobre a vida, suas ilusões e desilusões e uma amizade acaba surgindo. Sonhador abre o coração para a jovem e conta sobre seu estilo de vida, um homem que vive uma vida de sonhos e muito longe da realidade, enquanto Nastiénska é uma jovem que se apaixonou e foi abandonada. Ela está na encruzilhada entre decidir seguir em frente com a própria vida ou insistir mais um pouco no antigo amor. E assim essa relação vai se desenvolvendo e o que acontece após as quatro noites só lendo para saber.

Eu amei tanto esse livro, achei a escrita tão fluida e simpatizei com as personagens. A Nastiénska é bem aqueles clichês das mocinhas apaixonadas e que sonham em viver um grande amor e se apaixonam voracidade… O Sonhador é literalmente um cara que prefere viver a ilusão do que a realidade, a vida em sua mente é mais emocionante que a real, até o momento em que tem esse contato com a Nastiénska e ele é impactado pela vivacidade e passionalidade da jovem.

E com o quê vou sonhar se, desperto, fui tão feliz a seu lado?

Para minha primeira experiência eu só digo, leiam. O livro é bem curtinho, a edição da Editora 34 tem várias notas de rodapé que nos auxiliam bastante e o conteúdo é maravilhoso. Eu entrei na história e me permiti vivenciar o mundo do Sonhador e da Nastiénska, fiz várias reflexões e anotações rs. Definitivamente foi uma das melhores leituras do ano. Ah, e o final pode te surpreender rs, leia com a mente aberta e se jogue na leitura sem temor algum.

Assista a resenha em vídeo!

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário