29jul • 23 Arqueiro, Literatura Canadense, literatura estrangeira, Louise Penny, resenha, Resenhas de Livros, romance policial, Suspense

Resenha 443 O Mais Cruel dos Meses

Título: O Mais Cruel dos Meses
Série: Inspetor Gamache
Volume: 3
Autor: Louise Penny
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Policial/ Literatura Estrangeira/ Literatura Canadense
Classificação: 4 estrelas

Compre o Livro

Sinopse: Em plena Páscoa, os moradores de Three Pines esperam a noite cair para evocar os mortos. Eles só não podiam imaginar que iriam testemunhar uma morte.

É primavera no vilarejo de Three Pines, no Quebec. Em meio às flores desabrochando e aos ovos de chocolate, alguns moradores decidem aproveitar a presença de uma médium para realizar uma sessão espírita no casarão abandonado da colina.

A ideia é livrar a cidade do mal que se apoderou dela – mas a tensão do momento faz com que um deles não saia vivo dali. Em pouco tempo, um questionamento ganha força: é possível alguém morrer de susto ou terá sido um assassinato?

O inspetor-chefe Armand Gamache é então chamado para investigar. Neste terceiro caso da série, ele será obrigado a enfrentar problemas dentro da própria polícia, além dos fantasmas que assombram essa vila, onde as relações são muito mais perigosas do que parecem. Afinal, os moradores logo entendem que o mal não está em uma casa assombrada, e sim guiando as ações de um deles.

Retornamos a Three Pines para mais uma investigação do inspetor Gamache. Para uma cidade pequena e bucólica até que está tendo muitos assassinatos por lá, bom para nós pois esse é o motivo de Gamache e sua trupe voltarem para lá e de nós reencontrarmos alguns personagens queridos.

Dessa vez nós estamos na Páscoa e uma mulher morreu após uma sessão espírita. Era para ser um momento divertido e de confraternização entre amigos, mas que acabou muito mal. Madelaine era muito querida por todos na cidade e ninguém poderia imaginar que ela estaria na mira de alguém, uma pessoa solar e que estava sempre disposta a animar os outro, mas quando ela morre, todos se tornam suspeitos e logo percebemos que as coisas não são tão perfeitas como parecem.

Em paralelo, Gamache está vivendo o próprio drama profissional. O caso Arnot está mais vivo do que nunca e ele está cercado de pessoas nada confiáveis. Em quem confiar quando você se vê entre aqueles que só aparentam ser amigos? A vida e família de Gamache começam a ser expostas e ao longo da leitura vamos nos surpreendendo com a verdade sobre o caso Arnot e com quem ainda seriam seus comparsas.

Esse foi um ótimo livro, bem melhor que o anterior, mas ainda não tão bom quanto o primeiro. O que mais me prendeu nesse foi descobrir e entender sobre o caso Arnot, confesso que a morte da Madelaine não foi lá tão interessante, as motivações sim, mas o mistério por trás da técnica usada não foi lá essas coisas.

No geral essa sequência me deu vontade de continuar lendo a série, o segundo livro foi bem fraquinho em relação ao primeiro e por esse motivo dei uma desanimada, mas agora a animação voltou e em breve vou começar o quarto. Só me resta a dúvida, quem será o próximo a ser assassinado e ainda mais interessante, quem será o assassino ou assassina?

Fica a dica, se você quer começar a ler livros de suspense, indico demais essa série. Personagens interessantes, densos e que valem a pena serem conhecidos. Não é sangrento e nem pesado, dá pra ler tranquilamente.

Em breve volto com mais, até.

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário