Clichê

Resenha 482 Sonia

Por Barbara em 22 set • 2025
04fev • 26 12 livros para 2025, clássico, Desafio das GeLs, Infantojuvenil, Lewis Carroll, literatura estrangeira, Literatura Inglesa, resenha, Resenhas de Livros, Zahar

Resenha 488 Alice

Compre o Livro

Hey pessoal, tudo bem com vocês? Hoje é dia de Alice por aqui, eu finalmente li o livro e conheci essa personagem tão famosa, que na real, eu só conhecia por alto. A história de Alice e suas peripécias já ganhou vários formatos de adaptação para o cinema, teatro, musical… mas e o livro?! Como eu disse eu conhecia por alto, mas decidi que tinha chegado o tempo de conhecer a verdadeira Alice de Lewis Carroll.

A minha edição é a de bolso de luxo da Zahar, linda toda vida e com ilustrações, ela já estava na minha estante há bastante tempo e ela conta com dois livros em um: As aventuras de Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho e o que ela viu por lá. Vou falar um pouco de cada um e no final as minhas impressões no geral.

O no País das Maravilhas começa com a nossa protagonista caindo na toca do coelho rs, ela está no campo brincando com os amigos quando algo extraordinário acontece e ela se vê se nesse lugar com personagens bem interessantes e um tanto fora da caixinha. Ali começam a acontecer situações mais extraordinárias ainda, ela conhece duas rainhas bem peculiares, um certo chapeleiro que está tomando um chá que nunca tem fim, um gato com um sorriso fora do comum e ainda enfrenta um julgamento com um rei antes de retornar de forma maravilhosa para sua casa.

“Mas Alice tinha se acostumado tanto a esperar só coisas esquisitas acontecerem que lhe parecia muito sem graça e maçante que a vida seguisse de maneira habitual.”

Já em Através do Espelho, Alice retorna para o País das Maravilhas, mas de uma forma bem diferente, ela chega até lá através de um espelho e por esse motivo tudo fica ao contrário rs. Alice se vê em um jogo de tabuleiro e precisa vencer e chegar ao final para poder retornar ao seu lar, mas lembrando que nada funciona como o normal, tudo é espelhado e Alice precisa lidar com essa circunstância para chegar ao final e é claro que ao longo do caminho ela vai fazer novas amizades e também reencontrar antigos amigos.

Fica bem claro logo no começo do livro que tudo não passa de um grande sonho da Alice, ela era uma menina muito criativa e com uma imaginação fértil e seus sonhos não seriam diferentes rs. Tudo o que acontece durante o sonho tem esse ar surreal e ao mesmo tempo de certeza de que tudo vai ficar bem. É legal vê-la argumentando e tendo altas discussões como se fosse uma pequena adulta, a maior parte de seus argumentos não tem nada com nada, mas são muito divertidos de se ler.

Eu amei o primeiro livro, achei divertido e criativo, mas o segundo já foi bem cansativo, parecia que as coisas não andavam e eu precisei me esforçar para finalizar, a única coisa interessante foi a ideia de ser tudo espelhado, mas de resto… personagens sem carisma e bem chatinhos, inclusive a Alice, eu poderia ter passado sem ele e por esse motivo o livro ganha 3 estrelas. Indico O País das Maravilhas, mas não o Através do Espelho.

Beijos!

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário