14mar • 23 Amy Harmon, Ficção, Literatura Americana, literatura estrangeira, resenha, Resenhas de Livros, Romance, romance histórico, Verus

Resenha #433 O que o vento sussurra

Título: O que o vento sussurra
Autor: Amy Harmon
Editora: Verus
Páginas: 378
Ano: 2022
Gênero: Romance/ Literatura Americana/ Literatura Estrangeira/ Ficção Histórica
Classificação: 4 estrelas

Compre o Livro

Sinopse: Em uma história de amor inesquecível, O que o vento sussurra narra a jornada impossível de uma mulher através do tempo, que pode mudar tudo… Anne Gallagher é uma escritora rica e famosa que vive em um lindo apartamento em Manhattan. Ela sempre sentiu verdadeiro fascínio pelas histórias de seu avô sobre a Irlanda, mas nunca teve a chance de conhecer o país. Até agora. Arrasada com a morte do avô, Anne viaja para a terra onde ele passou a infância para espalhar suas cinzas. Lá, dominada pelas lembranças do homem que ela adorava e consumida por uma história que nunca conheceu, Anne é puxada para outro tempo. A Irlanda de 1921, à beira da guerra, é um lugar perigoso onde despertar. Mas é ali que Anne se encontra, ferida, desorientada e sob os cuidados do dr. Thomas Smith, guardião de um menino estranhamente familiar. Confundida com a mãe desaparecida do menino, Anne adota sua identidade, convencida de que o sumiço da mulher está ligado ao seu. À medida que as tensões aumentam, Thomas se junta à luta pela independência da Irlanda e Anne é arrastada para o conflito ao lado dele. Presa entre a história e seu coração, ela deve decidir se está disposta a abrir mão da vida que conhecia por um amor que nunca pensou que encontraria. Mas será que a escolha é realmente dela?

“Eu o conhecia e amava. Desesperadamente. Amá-lo e conhecê-lo, porém, era tão impossível quanto amar um rosto em uma tela. Nós éramos impossíveis. Em um momento, em um suspiro, tudo poderia acabar.”

Hey pessoas bonitas, muitos de vocês sabem o quanto amo a Amy Harmon e não poderia deixar de trazer mais um livro dela que foi felizmente publicado aqui no Brasil, então vamos embarcar nessa viagem no tempo juntos?

O livro vai nos apresentar a história de Anne, ela é uma escritora americana muito famosa e que recentemente perdeu o avô. Eles eram a única família um do outro e antes de falecer ele a fez prometer que iria levar suas cinzas de volta para sua terra natal, a Irlanda. Muito abatida pelo luto, Anne faz a viagem para o país onde seu avô nasceu e cresceu, lá ela acaba tendo um encontro com suas raízes e conhecendo um pouco sobre a própria história. Logo em seguida ela vai cumprir a promessa feita ao avô e quando está prestes a jogar as cinzas dele no lago, ela simplesmente desaparece na neblina.

Ela reaparece na Irlanda de 1921, em um período crítico da história da Irlanda, onde o povo lutava por sua independência da coroa britânica e que em breve iria se tornar uma guerra civil. É nesse contexto que Anne se encontra, ela é “achada” no lago por Thomas Smith, o jovem médico da região, que era amigo de seus bisavós e o homem que criou seu avô. Imaginem o choque de nossa mocinha ao se deparar com essa situação.

Assim que se vê nesse lugar, todos acreditam que ela era na verdade a Anne, mãe de seu avô, e ela acaba assumindo a identidade de sua bisavó por conta das grandes semelhanças físicas e aos poucos ela vai se integrando aquela vida. Viver com Thomas e a versão criança de Eoin, seu avô, aos poucos vai curando a solidão que Anne sentia, mas a questão toda era como ela poderia continuar ali e vivendo uma mentira. Tudo se complica ainda mais conforme as questões políticas se infiltram na vida familiar, já que Thomas era envolvido nessa luta.

Anne era conhecedora da história, sabendo o que iria acontecer e conhecendo tantas pessoas que mudaram a história do país de sua família, ela se vê nesse impasse de revelar a verdade e tentar ajudar de alguma forma ou se calar e deixar a história seguir seu curso. Em paralelo a isso, nós obviamente teremos um romance apaixonante e muita confusão porque nossa mocinha também corre risco de vida.

Esse é um livro que vai misturar fatos históricos com ficção, a Amy nos da uma super aula da história irlandesa dentro desse recorte histórico da revolução, é bacana de ler, mas ao mesmo tempo ficou um pouco cansativo. Senti que ela se perdeu contextualizando tanto o período e o romance demorou para acontecer, o livro fica sem ritmo e eu demorei bastante para finalizar, porém o final valeu totalmente a pena. Foi emocionante e lindo e valeu a insistência.

Indico muito a leitura, principalmente se você gosta de história, o romance vai te emocionar e o desfecho foi perfeito. Leiam!

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário