Clichê

Resenha 482 Sonia

Por Barbara em 22 set • 2025
Alfaguara

Resenha 478 Conclave

Por Barbara em 05 ago • 2025
05ago • 25 Alfaguara, Ficção, literatura estrangeira, Literatura Inglesa, resenha, Resenhas de Livros, Robert Harris

Resenha 478 Conclave

Compre o Livro

Olha, as vezes faz bem cair no hype de alguma coisa rs…

Todos sabem que um novo papa foi escolhido e quando o anterior faleceu esse livrou voltou a figurar entre os mais comentados. Conclave foi adaptado para o cinema e estava cotado para ser um dos grandes vencedores do Oscar, acabou não ganhando em todas as indicações, mas levou ali uma estatueta. Pois bem, com a morte do papa Francisco era óbvio que o livro e o filme voltariam com tudo e eu e meus amigos decidimos surfar nessa onda e ler o livro.

Já adianto que acertei quem seria o próximo papa rs.

O livro vai nos apresentar os bastidores do Conclave que nada mais é que o momento em que os cardeais da igreja católica se reúnem e se isolam para eleger o novo papa. Nós acompanhamos a narrativa através da visão de Lomeli, o cardeal responsável por toda a organização do Conclave. O Lomeli é uma figura muito interessante, ele está em um momento complicado e desafiador na própria fé e conforme os dias vão passando ele se vê nessa posição de confronto entre seguir o status quo ou desafiá-lo.

Nós vamos ser inseridos naquilo que não vemos ser noticiado nos jornais, a realidade fictícia por trás das portas onde os cardeais ficam. Muita intriga, muita política e alguns momentos bem passivo agressivos deixam o enredo mais interessante e a gente vai comendo cada página de forma bem voraz porque no fim das contas o que a gente quer saber é quem vai receber o título de líder da igreja.

Eu li uns comentários falando que esse livro é uma grande fofoca e eu devo concordar com isso kkk, vários pequenos escândalos vão aparecendo, personagens inesperados e aos poucos a gente vai se enredando na trama, criando nossas torcidas e apostando nos mais “papaveis” rs. Eu e meus amigos fizemos um bolão e conforme íamos lendo as opiniões mudavam ou se firmavam, foi muito divertido e como eu disse, acertei o vencedor kkk.

Acredito que o grande trunfo da narrativa é a forma como nos prende a ela, a gente fica curioso para saber quem vai vencer, mas mais ainda para ver como as coisas vão se resolver principalmente com os escândalos que são bem cabeludos… Robert Harris sabe contar muito bem uma fofoca e eu adorei.

O livro perdeu meia estrela por causa do final e nem foi a GRANDE revelação, mas por uma situação que aconteceu e eu achei que foi dramática demais. Crível, porém desnecessária para a narrativa a meu ver. De resto foi uma ótima leitura, mas já deixo avisado que o livro tem vários detalhes diferente do filme e apesar do filme funcionar muito bem, o livro é muito melhor. Indico demais a leitura, fica a dica e beijos!

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário