
Título: Árvore dos Desejos
Autor: Katherine Applegate
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Ano: 2020
Gênero: Infantojuvenil/ Ficção/ Literatura Estrangeira/ Literatura Americana
Classificação: 5 estrelas
Sinopse: Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.
Delicado, engraçado e profundo, Árvore dos Desejos é um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.
Olá meus amores, hoje é dia de resenha apaixonada aqui nesse blog. Vim comentar sobre a minha leitura de Árvore dos Desejos, mas antes vou contar como cheguei a esse livro. Uns meses atrás a Mi me propôs uma ideia, os meus amigos montariam a minha TBR explicando os motivos de terem escolhido tal livro, tem vídeo disso no canal rs. Bom, Árvore dos Desejos foi a escolha do Ca, e o primeiro que li desse desafio e acho que pela minha classificação, já deu pra entender que eu amei!
É uma tremenda dádiva amar ser quem você é.
O livro vai contar a história de Red, um carvalho que está naquela vizinhança há bastante tempo, ele também é conhecido por ser a árvore dos desejos. Essa é uma tradição que começou anos atrás e desde então as pessoas começaram a escrever seus desejos e, em um determinado dia do ano, elas amarram na árvore.
Pois bem, no período em que a história está sendo narrada, Red está vivendo um impasse. Ele foi plantado entre duas casas e em uma delas vive uma família que está sendo perseguida por sua origem étnica/religiosa. Todas as noites ele recebe a visita da garotinha da família, a Samar, e um dia ela escreve um desejo, ela queria um amigo. É esse desejo que faz tudo mudar e pela primeira vez, Red deseja poder realizar um desejo, porém ele também está em um impasse, a proprietária das casas está decidida a derrubar a árvore, isso significa que os dias de Red estão aparentemente contados. O que será que vai acontecer? Leiam!
Galera, esse livro é lindo demais! Ele está classificado como um infantojuvenil, mas ele facilmente conversa com todas as idades, é um livro sensível e com uma mensagem poderosa de amor e aceitação. Com uma narrativa inteligente, a autora nos leva por uma viagem emocionante junto com esse carvalho e todos os moradores dele. Só leiam, é certeza de que vocês vão se emocionar. Ele é mágico e uma das melhores leituras de 2022.
Obrigada pela indicação Ca!
Árvores não sabem contar piadas. Mas contamos ótimas histórias.
Confira a resenha em vídeo
Comente com o Facebook