Clichê

Resenha 459 Lugar Feliz

Por Barbara em 16 maio • 2024
17fev • 23 12 livros para 2022, Cassandra Clare, Desafio das GeLs, Fantasia, jovem adulto, Literatura Americana, Record, resenha, Resenhas de Livros

Resenha #430 Rainha do Ar e da Escuridão

Título: Rainha do Ar e da Escuridão
Série: Os Artifícios das Trevas
Volume: 3
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 728
Editora: Galera Record
Gênero: Jovem Adulto/ Fantasia/ Literatura Estrangeira/ Literatura Americana
Classificação: 4 estrelas

Compre o Livro

Sinopse: Rainha do Ar e da Escuridão é a conclusão épica para outra grande trilogia do universo de Instrumentos Mortais da autora best-seller Cassandra Clare.

Sangue inocente foi derramado nos degraus do Salão do Conselho, e o mundo dos Caçadores de Sombras se encontra à beira de uma guerra civil. Parte da família Blackthorn foge para Los Angeles, em uma tentativa de descobrir a origem da doença que está acabando com os bruxos. Enquanto isso, Julian e Emma tomam medidas desesperadas e embarcam em uma perigosa missão para o Reino das Fadas a fim de recuperar o Volume Negro dos Mortos. O que encontram é um segredo capaz de destruir o Mundo das Sombras e abrir um caminho tenebroso para um futuro que nunca poderiam ter imaginado. Em uma corrida contra o tempo, Emma e Julian devem salvar o mundo dos Caçadores de Sombras antes que o poder mortal da maldição parabatai destrua tudo o que amam.

Olá Shadowhunters! Hora de fechar mais uma trilogia de dona Cassandra Clare.

Os Artifícios das Trevas inaugurou uma nova era no universo dos Caçadores de Sombras, aqui nós temos novos personagens e ainda acompanhamos flashs dos nossos queridinhos como Clary e Jace. Bom, esse terceiro livro fecha a trama de Julian e Emma, os parabatais que se apaixonam, algo proibido entre os Caçadores.

O livro começa logo após os eventos que levaram à morte a irmã de Julian e do inquisidor, lá em Idris. O tom é de muita tristeza, medo e revolta entre os Caçadores, e faz com o que o pior deles apareça. Medo das Fadas e do Submundo em geral leva a uma série de medidas preconceituosas e absurdas quando um novo Inquisidor é eleito.

Emma precisa continuar escondendo seu amor por Julian de todos os que os conhecem, a ameaça dele ser separado dos irmãos e ambos serem expulsos ou algo pior por conta desse amor proibido é muito grande. Por esse motivo, Julian toma uma decisão extrema, através de um feitiço ele para de ter sentimentos, é tenso galera.

Em paralelo a essa confusão sentimental, temos muitas outras coisas acontecendo. Uma possível guerra com as fadas está às portas e temos muitos outros personagens vivendo seus próprios dramas pessoais. Posso afirmar que esse livro é extremamente democrático e representativo, porque tem de tudo e mais um pouco rs.

A questão política é muito forte nessa série, e ela vai dar o tom para o livro, mas também temos o lado fantástico, que foi o que me segurou durante o livro inteiro. Eu amo o universo dos Caçadores, mas nem tudo funcionou ao longo da história. Temos muito drama adolescente rolando, amores não correspondidos, muita frustração sexual, adulto agindo como criança e criança agindo como adulto rs. Muitas decisões inconsequentes e algumas surpresas positivas ao final.

Confesso que revirei os olhos para o drama amoroso do Julian e da Emma, sério, ficou chato a enrolação pra resolver a questão deles, mas valeu a leitura porque eles vivem uma aventura em um universo paralelo que foi sensacional, e na minha opinião foi o auge do livro. Outra coisa que me incomodou foi o trisal, nossa que galera sem química, não consegui comprar o relacionamento deles.

Porém nem tudo foi negativo, as batalhas me lembraram porque amo tanto esse universo. Ter Jace, Clary e toda a trupe deles presente no livro também foi muito emocionante, junta Tessa e Jem… ah, só faltaram reviver Will para a minha felicidade ser completa rs. A amizade e o amor familiar também me conquistaram e emocionaram, nisso a Cassandra consegue pegar o leitor. A questão política eu achei ainda muito caricata e rasa, acho que ela pode aprofundar as questões que foram apresentadas no livro mais para frente em outros livros do mesmo universo.

Como sempre ela deixou aberta a continuação e eu fiquei muito curiosa quanto ao futuro da Clave. Aguardemos cenas dos próximos capítulos rs. Fica aqui a minha recomendação, se você é fã da série, com certeza não vai deixar de ler esse livro.

Beijos e até breve!

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário