11nov • 19 12 livros para 2019, Desafio das GeLs, Fantasia, literatura estrangeira, resenha, Resenhas de Livros, Suspense, thriller, Única, William Ritter

Resenha #286 Jackaby

Título: Jackaby
Autor: William Ritter

Série: Jackaby #1
Editora: Única
Gênero: Mistério/ Fantasia/ Literatura Estrangeira
Páginas: 256
Ano: 2015
Classificação: 5 estrelas

Compre aqui

Sinopse: “Eu sou um homem de razão e da ciência. Acredito no que vejo e posso provar, e o que vejo geralmente é difícil para os outros compreenderem. Até onde eu descobri, tenho um dom ímpar. Isso me permite ver a verdade quando os outros só enxergam ilusão. E há muitas ilusões, muitas máscaras e fachadas. Como dizem, o mundo todo é um palco e parece que eu tenho a única poltrona da casa, com vista para os bastidores.” Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara. Prepare-se para desvendar este mistério! Um livro destinado aos fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who. Eleito o melhor livro jovem 2014 pela Kirkus Review e um dos 40 melhores YA da estação pela CNN e vencedor do prêmio Pacific Northwest 2015.”

Eu não sabia que precisava desse livro até começar a leitura.

Jackaby foi uma aquisição aleatória da Bienal de 2017, passei no estande, estava abaixo da faixa da pobreza e tinha uma sinopse interessante, comprei. Mas só agora fui ler o livro que ficou por bons dois anos encostado na estante. Mal sabia eu o que estava perdendo…

Esse é o primeiro livro de uma série que acompanha o detetive Jackaby. Ele é especializado em resolver casos extraordinários, só mistérios inacreditáveis e com seres que acreditamos viver apenas nos contos de fadas.

Tudo começa quando Abigail Rook chega em pleno inverno na cidade de New Fiddleham. Ela é uma jovem que fugiu de seu país e de seus pais em busca de aventuras, ela não se conformava com a vida de uma simples dama da sociedade londrina e decide que quer mais para a própria vida. Quando chega em New Fiddleham, logo parte em busca de um emprego, para sua sorte Jackaby está precisando de uma assistente.

A verdade é que Abigail não imaginava o que a esperava ao se tornar assistente de Jackaby. Em seu primeiro dia de trabalho ela se vê em uma cena de assassinato brutal, que tem todas as características, segundo Jackaby, de que não foi cometido por um simples humano.

Ambientado no século 19, é pela visão de Abigail que vamos conhecendo as particularidades de New Fiddleham, seus moradores e principalmente o detetive excêntrico, Jackaby. Seguindo esses dois, vamos montando o quebra-cabeça que é o mistério desse assassinato, mas tudo se complica quando outros corpos começam a aparecer, os amigos passam a se tornar suspeitos e um pressagio ruim coloca a vida e todos em risco.

Mas não contarei mais nada e deixarei que vocês descubram e resolvam esse mistério quando lerem rs.

Esse livro conseguiu reunir algumas das características que mais gosto em uma leitura, tem a dose certa de aventura, um mistério instigante e a medida de fantasia para deixar tudo perfeito. Esse ano eu ainda não tinha lido um livro de fantasia e não tinha percebido o quanto sentia falta das fadas e outros seres especiais. Uma história interessante com protagonistas bem construídos e um bom trabalho de criação do autor, por isso ele merece 5 estrelas.

Mas nem tudo foi perfeito, a editora Única não fez um bom trabalho de diagramação. O livro parece bagunçado e com os diálogos de personagens diferentes no mesmo parágrafo, deixa tudo muito confuso. Um livro com uma capa linda, que é a original, mas pouco organizado por dentro. Não é a primeira vez que vejo isso em um livro da editora, vamos melhorar Única, um grande potencial e com ótimos títulos, mas um trabalho preguiçoso na diagramação.

De qualquer forma, fica aqui a indicação. Jackaby é um ótimo livro e vale a leitura.

Até breve.

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Michelly Melo
    16 nov 2019

    Oii! 🙂
    Ah, século 19! <3 Já quero ler! Adoro livros que acontecem nessa época e principalmente livros com um bom mistério para se resolver!

    Beijos
    http://www.ventodoleste.com.br

    • Barbara Lima
      Barbara Lima
      18 nov 2019

      Oi Michelly, acredito que você vai gostar sim desse livro.
      Obrigada por comentar.
      Beijos!