drama

Resenha #271 Dear Aaron

Por Barbara em 29 maio • 2019
04set • 19 intrínseca, Liane Moriarty, literatura estrangeira, resenha, Resenhas de Livros, Romance

Resenha #277 O que Alice Esqueceu

Título: O que Alice Esqueceu
Autor: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2018
Gênero: Ficção/ Romance/ Literatura Estrangeira
Classificação: 5 estrelas

Compre o Livro

Sinopse: Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia… dez anos depois!

Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco.

Ao retratar a vida doméstica moderna provocando no leitor muitas risadas e surpresas, Liane Moriarty constrói uma narrativa ao mesmo tempo ágil e leve sobre recomeços, o que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer.

Que livro galera! Que livro!

Nunca tinha lido nada da Liane Moriarty, até o dia em que a Mi comentou sobre um livro aleatório que tinha começado. Enquanto ela falava do enredo, fui me interessando cada vez mais, porém como tinha outras leituras em andamento, deixei esse para depois. Bom, quando comecei não consegui mais parar. Passei um dia e virei uma noite lendo esse livro, foi impossível pausar a leitura até chegar ao desfecho!

O Que Alice Esqueceu conta a história de uma mulher que perde a memória após sofrer um acidente. Alice desmaia e acorda com dez anos de memórias perdidas. Ela acredita estar em 1998, grávida do primeiro filho e loucamente apaixonada pelo marido, quando na verdade está em 2008, mãe de três filhos e no meio de um processo de divórcio tenso!

A verdade é que em 10 anos muita coisa mudou e Alice não é mais a garota jovem, inocente e um pouco boba dos 29. Os fragmentos do que as pessoas a sua volta lhe contam, faz ela perceber que definitivamente não era mais a mesma.

O relacionamento com a irmã era frio e distante, o marido que ela tanto amava sentia raiva dela e os filhos não eram exatamente uns anjinhos rsrs. Tudo o que ela tinha como certo e seguro estava diferente, a questão toda era como colocar sua vida de volta nos trilhos.

Confesso que não sei o que faria no lugar de Alice.

Esse livro nos leva em uma viagem junto com nossa mocinha na tentativa de recuperar a memória e entender que tipo de pessoa se tornou e o que a levou até esse ponto. Para Alice, o maior desastre é o fim do casamento, para ela era difícil acreditar que eles não estavam mais juntos e eu confesso que esse foi um dos motores que me fizeram não parar a leitura, fora todo o mistério das memórias perdidas e uma certa personagem importante: Gina. Gravem esse nome.

Mas o livro não é só isso, temos personagens secundário que tornam o livro ainda melhor, umas passagens da irmã da Alice, Elisabeth, são muito importantes para entendermos como o relacionamento das irmãs se deteriorou e termos vislumbres do passado da protagonista. A avó da Alice escreve um blog muito espirituoso que acaba por trazer certa leveza ao romance, é legal ler as reflexões dessa vovó descolada.

E o final… ah o final! Se fosse diferente, com certeza não receberia cinco estrelas rsrsrs.

O Que Alice Esqueceu me levou a refletir bastante e o que mais gostei é que ao final as coisas não se resolveram magicamente. É uma lição de como a vida muda rápido e de como nos esquecemos dos detalhes bons, das boas lembranças…

Leiam esse livro, fica a dica e se todos da Liane forem tão bons quanto esse, já virei fã da autora rs. Leiam!

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário