Clichê

Resenha 459 Lugar Feliz

Por Barbara em 16 maio • 2024
25abr • 24 Conto, ficção científica, Literatura Americana, literatura estrangeira, Morro Branco, resenha, Ursula K Le Guin

Resenha 458 Aqueles que abandonam Omelas

Quer um conto pra explodir sua mente? Te apresento esse aqui.

A minha leitura foi puro incentivo de Michelli e sempre serei grata a você por isso, amiga kkk. Um conto que a gente lê tão rápido, mas que fica com a gente pra sempre. Vou fazer um resumo já colocando a minha opinião no meio e com o mínimo de spoilers possíveis, juro!

O conto vai nos apresentar Omelas, uma cidade que está prestes a iniciar um festival e onde todas as pessoas estão felizes e animada. Omelas parece ser perfeita, todos são amigos e não parece haver espaço para tristeza ou maldade, sabe aquele lugar onde logo se acha solução para os problemas e falhas da humanidade? Mas tudo tem um preço, e para a felicidade externamente emitida pela população de Omelas ele é bem alto, e todos em algum momento descobrem qual é.

Em uma certa idade, cada habitante da cidade descobre o segredo da felicidade e o quão caro ela custa, após ter essa informação elas são profundamente modificadas e reagem a essa verdade de diversas formas. É aqui que o divisor de águas acontece entre aqueles que permanecem e os que abandonam Omelas.

Como eu disse, o conto é sensacional galera, a gente se pega envolvido no enredo e a autora consegue literalmente te enredar com as palavras e do nada somos surpreendidos e existe aquela sensação de revolta e desgosto com a realidade de Omelas. É um conto que com poucas palavras te faz se questionar quais seriam suas decisões caso estivesse na mesma posição.

Ficção científica genial e confesso que não vejo a hora de ler mais das publicações da Ursula. Indico, é muito curto mesmo e vocês vão ler em um instante, mas ficarão marcados para sempre. Fica a dica e até breve!

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário