Kylie Scott

Resenha #391 Repeat

Por Barbara em 04 jan • 2022
Clichê

Resenha #389 The Favor

Por Barbara em 16 dez • 2021
18dez • 21 Crítica Social, É Realizações, literatura estrangeira, Literatura Inglesa, Não Ficção, resenha, Resenhas de Livros, Theodore Dalrymple

Resenha #390 Podres de Mimados

Título: Podres de Mimados – As Consequências do Sentimentalismo Tóxico
Autor: Theodore Dalrymple
Editora: É Realizações
Páginas: 208
Ano: 2015
Gênero: Não-Ficção/ Crítica Social/ Literatura Estrangeira
Classificação: 5 estrelas

Compre o Livro

Sinopse: Diferentemente de outras duas obras do autor, A vida na sarjeta e Nossa cultura… ou o que restou dela, que são coletâneas de artigos sobre temas diversos, Podres de mimados trata de um único tema: como o culto do sentimento “tem destruído nossa capacidade de pensar e até a consciência de que é necessário pensar”. Ou, em outras palavras, quais são as consequências sociais e políticas das ações de uma sociedade que se permite pautar predominantemente pelos sentimentos.

Hey galera, tudo bom por aí? Hoje apresento para vocês o livro Podres de Mimados – As Consequências do Sentimentalismo Tóxico, do autor Theodore Dalrymple. Um livro bem fora da minha zona de conforto e que eu amei ter lido e conhecido, vou contar um pouco sobre o que encontramos nele e espero que essa resenha te instigue a querer ler também.

Bom, o livro é uma análise psicológica sobre o perigo do sentimentalismo tóxico. O autor faz também uma crítica social e nos mostra com exemplos, como ele acontece na sociedade. O livro é dividido uma introdução e 6 artigos, onde aos poucos ele vai desenvolvendo seu pensamento sobre o tema.

O primeiro artigo é sobre O Sentimentalismo, onde ele disserta sobre o conceito de sentimentalismo, em seguida ele explica O que é Sentimentalismo. Essas duas primeiras partes nos preparam para os capítulos seguintes, onde vamos ver na prática tudo aquilo que ele conceituou anteriormente, porém direcionado para temas diversos.

Em Declaração de Impacto Familiar, ele nos mostra um procedimento muito comum no judiciário inglês. Quando uma pessoa é assassinada, a família tem o direito de escrever uma carta para ser lida no dia do julgamento do réu, na carta é apresentado o impacto que a morte daquela pessoa causou na família. Esse capítulo é interessante porque o autor traz um exemplo e nos leva a questionar o peso que a morte tem e se existe diferença por ter sido uma pessoa cheia de qualidades ou não.

Em seguida ele fala sobre a Exigência de Emoção Pública. Aqui ele exemplifica com casos que ficaram mundialmente famosos, como o da menina Madelaine que desapareceu do quarto de hotel onde sua família passava férias em Portugal. O caso tomou proporções mundiais e colocou em xeque a forma como a família, especificamente a mãe da menina, reagiu ao desaparecimento da filha.

O capítulo seguinte é sobre O Culto da Vítima, onde vamos entender como algumas pessoas se colocam no papel de vítima e se aproveitam dessa situação. Ele fala sobre Silvia Plath e seus poemas, e os casos de fraude de pessoas que fingiram viver determinadas situações para conquistar a simpatia de um grande público, para logo em seguida serem desmascarados. Um exemplo que ele cita e a de um homem que escreveu um livro dizendo ter vivido em um campo de concentração nazista quando era criança. O livro foi um sucesso enorme, mas pouco tempo depois ele foi desmascarado e os livros foram recolhidos.

Para finalizar, o autor comenta sobre a questão da pobreza, especificamente na África, e a hipocrisia do discurso de muitas pessoas. Esse capítulo é interessante porque o autor traz um olhar diferenciado sobre o tema, ainda mais por ter vivido em países nesse continente.

O livro é sensacional, como eu disse, ele nos faz olhar para as situações da vida de forma diferenciada. Eu mesma posso afirmar que comecei a questionar muitas situações após a leitura dele e creio ser justamente um dos propósitos do autor ao escrevê-lo. Indico demais a leitura, a escrita é muito fluida e palatável. O tema é interessante e o Theodore consegue escrever de uma forma atrativa. Eu amei a experiência de leitura e indico que vocês leiam também.

Fica a dica e até breve!

Confira a resenha em vídeo!

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário