drama

Resenha #380 Pachinko

Por Barbara em 25 set • 2021
16jan • 21 12 livros para 2020, Desafio das GeLs, José de Alencar, L&PM, Literatura Nacional, resenha, Resenhas de Livros, Romance

Resenha #342 Senhora

Título: Senhora
Autor: José de Alencar
Editora: L&PM
Gênero: Romance/ Literatura Brasileira
Páginas: 272
Ano: 2017
Classificação: 5 estrelas
Compre o Livro
Sinopse: José de Alencar publicou Senhora em 1875, quando o Romantismo vivia já seus últimos anos de glória. Ao lado de Diva e Lucíola, Alencar completa com Senhoraa trilogia com que se propôs a traçar “perfis” de mulher. São perfis marcados pela romântica passionalidade de mulheres que movem os romances urbanos de Alencar, ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império.

Em Senhora, Alencar tematiza o casamento por interesse, envolvendo Aurélia e Fernando num desgaste emocional que instigará o leitor até a situação final dos acontecimentos em nível da paixão humana.

É dia de clássico da literatura nacional por aqui. Senhora foi um dos livros que escolhi para o desafio de 12 livros para 2020, confesso que sempre quis ler essa história, mas acabei enrolado por N motivos, seu eu soubesse que iria gostar tanto com certeza teria lido mais cedo.

O livro vai nos contar a história de Aurélia, uma jovem que acabou de debutar na sociedade fluminense e é cercada de mistérios. De uma beleza ímpar, a jovem era órfã e ninguém sabia muito a seu respeito, mas logo fica claro que além da beleza ela era dotada de muita inteligência e uma fortuna enorme.

Seu dinheiro, é claro, atraía muitos pretendentes, mas nenhum que verdadeiramente conquistasse a jovem, até o dia em que ela resolve se casar e ela elege Fernando Seixas como seu futuro marido. Sim, mesmo em 1800 e tantos, uma mulher em posse de grande fortuna, poderia escolher com quem iria se casar.

Fernando é um jovem respeitável da sociedade carioca, porém suas finanças não condizem com o estilo de vida que ele leva. Com um emprego numa repartição pública e apesar das pretensões de entrar para a política, o ideal seria ele se casar com uma jovem rica. Quando a proposta do casamento com Aurélia chega ele obviamente não nega rs, mal sabia o que o esperava após o enlace matrimonial.

Como leitor, somo levados ao passado de ambos e vamos entender como Aurélia foi alçada a seu posto de a mais bela, rica e admirada da sociedade e seus motivos para escolher especificamente a Fernando como seu marido. Uma trama de romance logo se transforma em vingança recheada com um bom drama. Mas eu paro com os detalhes aqui, será mais emocionante vocês descobrirem quando lerem.

Senhora é um clichê do casamento de conveniência, misturado com um romance cão e gato e uma boa dose de vingança, tudo isso amarrado em uma bela fita do romance romântico e claramente escrito por mãos criativas e habilidosas. Quando eu comecei a leitura, planejava ir com calma, poucos capítulos por dia, mas acabei me envolvendo tanto com a trama que não conseguia parar de ler. Um casal que obviamente se gosta mas estão tão cheios de mágoas e orgulho que se impedem de alcançar a felicidade, é irresistível para qualquer amante de romances rs.

Outro ponto alto do livro foi que consegui visualizar todos os locais de que o José de Alencar narrava na história. A trama se passa no Rio de Janeiro, e como boa carioca que sou, foi bom revisitar ruas e locais históricos da minha cidade, foi reconfortante.

Eu indico a leitura para todos, leiam sem preconceito e sem medo dos clássicos. Senhora tem tudo para te encantar.

Até breve.

Confira a resenha em vídeo

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário