adulto

Resenha #324 Drive

Por Barbara em 28 jul • 2020
15set • 20 12 livros para 2020, Desafio das GeLs, Dicas da Ba, drama, intrínseca, Lauren Groff, literatura estrangeira, resenha, Romance

Resenha #328 Destinos e Fúrias

Título: Destinos e Fúrias
Autor: Lauren Groff
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance/ Literatura Estrangeira/ Drama
Páginas: 368
Ano: 2016
Classificação: 5 estrelas

Compre o Livro
Sinopse: Toda história tem dois lados. Todo relacionamento tem duas perspectivas. E às vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos.

Aos 22 anos, Lotto e Mathilde são jovens, perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Eles se conhecem nos últimos meses da faculdade e antes da formatura já estão casados. Seguem-se anos difíceis, mas românticos: reuniões com amigos no apartamento em Manhattan; uma carreira que ainda não paga as contas; uma casa onde só cabem felicidade e sexo bom. Uma década depois, o caminho tornou-se mais sólido. Ele é um dramaturgo famoso e ela se dedica integralmente ao sucesso do marido. A vida dos dois é invejada como a verdadeira definição de parceria bem-sucedida.
Porém, nem tudo é o que parece; toda história tem dois lados, e em um casamento essa máxima se faz ainda mais verdadeira. Se em Destinos somos seduzidos pela imagem do casal perfeito, em Fúrias a tempestuosa raiva de Mathilde se revela fervendo sob a superfície. Em uma reviravolta emocionalmente complexa, o que começou como uma ode a uma união extraordinária se torna muito mais.
Com profundidade e um emaranhado de tramas, a prosa vibrante e original de Destinos e fúrias comove, provoca e surpreende. Um romance sobre os muitos casamentos possíveis entre o amor, a arte e o poder e sobre os diferentes pontos de vista pelos quais essas combinações podem ser enxergadas.

Romance finalista do National Book Award de 2015 e do Kirkus Prize, eleito livro do ano pela Amazon e diversos veículos de imprensa, entre eles The Washington Post, Time, Slate e Kirkus Reviews.
Best-seller do The New York Times, Destinos e fúrias teve direitos de publicação vendidos para mais de 20 países.

Olá galera! Essa resenha é para todos que gostam de um bom romance com altas doses de realidade, que poderia muito bem ser a história de vida dos seus vizinhos ou até de seus pais. Sim, Destinos e Fúrias trabalha com a realidade e todos os segredos e verdades que envolvem um casamento.

Comprei esse livro na Bienal, numa promoção boa na Intrínseca. Creio que por não ter feito tanto sucesso, o livro ficou encalhado e eles baratearam para vender. O título de cara me chamou atenção e eu gosto de dramas familiares, desde que pus as mãos nele, eu senti uma vibe positiva de que eu iria gostar. Confesso que enrolei para começar a ler, mas não me arrependo. Foi no momento certo e valeu a expectativa.

Destinos e Fúrias conta a história de Mathilde e Lotto, suas infâncias, como se conheceram, se casaram e todas as peculiaridades que envolve um casamento. A primeira parte é narrada pela perspectiva de Lotto, e apesar do livro não ser em primeira pessoa, conseguimos facilmente entende-lo.

O Lotto é quase um acontecimento extraordinário da natureza. Esperto e perspicaz desde a infância, ele acaba perdendo o pai muito cedo e isso altera significativamente sua vida. Durante a adolescência, ele vive algumas outras experiências traumáticas, mas isso não tira sua alegria. Lotto, com o passar dos anos se torna um garoto brilhante e um jovem atraente, com uma energia que irradiava. Ele era um tipo de sol ou luz brilhante que atraía a todos.

É na faculdade que Mathilde entra em sua vida. Ela era toda misteriosa, tinha poucos amigos e apesar da beleza, não era o tipo de pessoa que vivia cercada de pessoas. Ela era bem o oposto de Lotto rsrs. Toda a origem de vida da Mathilde é um mistério até lermos sua perspectiva da história.

Um mês depois de começarem a namorar Mathilde e Lotto se casam. Ninguém apostava que ambos durariam, parecia fogo de palha e que em breve acabaria, mas contra todas as apostas, o casal prosperou e é ao longo das páginas do livro que vamos entender como deram tão certo.

O livro é dividido em duas partes, Destinos com Lotto e Fúrias com Mathilde. A narrativa em Destinos é quase idílica, a visão de mundo do Lotto é muito romântica, ele era um cara das artes, um ator que não fez sucesso, mas que se destacou em outra área que não vou contar qual é rsrs. Já em Fúrias é algo mais seco, real e cru. A sensação que tive foi de que tirei os óculos coloridos e entrei na realidade. O que acontece entre uma parte e outra é um marco muito importante e que justifica esse estilo narrativo.

Eu gostei muito do livro e entendo porque não fez tanto sucesso, ele não tem uma narrativa muito linear, principalmente na segunda parte, nós temos uma ida e volta entre passado, presente e futuro que pode levar o leitor a uma certa confusão. A escrita do livro todo também não é tradicional, a Lauren passa por diversos formatos para contar a sua história e eu sei que é algo que pode causar certo desconforto em alguns leitores, mas foi o que mais gostei no livro.

Vou dar um exemplo, os primeiros anos de casamento de Lotto e Mathilde são todos narrados dentro das festas que eles davam em sua casa. Os anos vão passando e nós não saímos da casa deles, vivemos momentos festivos e vamos entender como a vida deles, de seus amigos e familiares vão se alterando conforme os mesmos vão narrando. Vamos ter também a visão de outros personagens e eles vão nos ajudar a construir a vida de Lotto e Mathilde.

Outra coisa que a autora faz é deixar muitas coisas subjetivas, então o leitor também trabalha a própria interpretação do que foi narrado. Me peguei em diversos momentos mandando quotes do livro no grupo do whatsapp para as meninas e perguntando se tinha entendido direito kkk e elas também se chocavam com algumas coisas do livro rsrsrs.

Mas como eu disse, tudo isso me fez amar ainda mais o livro. Eu indico de olhos fechados, claro que fazendo essas ressalvas e você pode julgar se vai funcionar para você ou não. Se tem final feliz? Vai depender do seu ponto de vista, mas tem muitas reviravoltas que vão te surpreender até a última página.

Fica a dica.
Até breve.

Assista ao vídeo da resenha

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário