adulto

Resenha #324 Drive

Por Barbara em 28 jul • 2020
06fev • 14 best, book, resenha

Resenha #01 O Cavaleiro de Bronze

Título: O Cavaleiro de Bronze
Autora: Paullina Simons
Editora: Novo Século
Ano de lançamento: 2013
Avaliação: 5 estrelas 

Sinopse: A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós.
Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana — e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?

Escrever uma resenha negativa é fácil! Críticas ao livro e a forma que foi escrita fluem naturalmente… Mas e quando se ama tanto um livro que todos os adjetivos existentes na língua portuguesa não são suficientes pra expressar tudo o que ele significou pra você? Parte pro inglês? Ou melhor, o Russo?!
Não sei nada de russo, conheço o básico da história Russa, sua importância para o mundo e a economia atual, porém depois de ler “O Cavaleiro de Bronze” sei que um dia quero ir visitar o país e me aprofundar mais em sua história!

“O Cavaleiro de Bronze” é ambientado na Rússia no período da segunda guerra mundial, mais especificamente em Leningrado, nossas aulas de história nos informam sobre o cerco que teve nessa cidade durante esse período e o livro está localizado dentro desse tempo histórico. Logo no primeiro capítulo conhecemos Tatiana, ela é a mais jovem da família Metanov  e considerada a “criança” da família, apesar de já trabalhar e ter se formado na escola, mas ela é a garotinha boba que conta piadas e alegra a família. Nesse primeiro dia de guerra ela é enviada pelo pai para comprar mantimentos que pudessem ser estocados. Em toda a sua inocência Tatiana prefere antes tomar um sorvete na pracinha (pleno verão e ela adorava sorvete!) e é onde toda a magia acontece…
Sim, não posso definir de outra forma além de mágico esse encontro entre Tatiana e Alexander. Ele é um soldado, alguns anos mais velho, com um segredo que é revelado ao longo da história. Para alguns pode ser clichê, mas não é!
Bom, essa poderia ser mais uma história de amor comum em meio à tragédia que é uma guerra como muitas já escritas por aí, mas não é! Existem vários conflitos além do relacionamento do casal, além da guerra e isso faz tudo ser diferente.
A forma como a Paullina Simons descreve as situações é absurdamente viva. Em diversas partes do livro eu sentia que poderia olhar para o lado e ver os personagens e toda a cena descrita se desenrolando… Os sentimentos despertos são profundos e muito reais, em várias partes senti o que eles sentiam (não posso sinalizar os momentos porque seria um spoiler enorme =/), não existe outra palavra para definir além de real. É tudo tão lindo, o relacionamento da Tatiana com o Alexander é tão incrível que tenho certeza que muitas meninas vão se perguntar onde está o seu Alex!?!? (Me questionando neste momento…)
Outro fato muito importante que eu amei foi o crescimento dos personagens, por ser um romance épico nós temos uma passagem de tempo bem longa e muitas situações acontecendo. Nessa versão do primeiro livro lançada no Brasil vai do verão de 1941 até o começo de 1942. Dentro desse período vemos como a guerra pode modificar as pessoas, como também o amor, a perda… São mais de 400 páginas para se emocionar e prepare-se para a ressaca ao final!
Outra informação maravilhosa é que teremos uma versão cinematográfica do livro (#todascomemoraloucamente) com o roteiro escrito pela própria Paullina!! Então se preparem para ver na telona nosso maravilhoso Alex e a linda Tatia! O projeto ainda está em pré-produção e a Paullina sempre comenta pelas redes sociais como está o andamento.
Torçamos para lançarem no Brasil também!
Vou deixar para vocês alguns dos meus quotes favoritos:
“Ela nascera depois do pior, porém antes de qualquer coisa boa. Ela nascera durante” –Página 21

 

“O soldado afastou-se dela e foi na direção do ônibus. Tatiana o observou. Até mesmo o seu andar era de outro mundo: a pisada era muito segura, o passo muito longo, mas de alguma forma tudo parecia correto, com aparência certa, a sensação adequada. Era como achar um livro que você pensava haver perdido. Ah, sim, lá está.” – Página 41

 

“Os olhos de Tatiana iam dos olhos aos lábios dele, do cabelo ao queixo dele, como se temessem que ela perderia alguma coisa se não olhasse tudo de uma vez” –  Página 142

 

Bom, pra finalizar só gostaria de fazer um comentário sobre a Edição Brasileira de “O Cavaleiro de Bronze”: A Novo Século decidiu dividir o primeiro livro em duas partes, eu não sabia disso até que tive a minha cópia em mãos. Como já tinha lido a versão completa foi um verdadeiro susto ter um livro tão esperado e desejado pela metade! Em resposta, a editora disse que o preço do livro seria muito alto, teriam muitas páginas blá blá blá. Na minha opinião eles sacanearam (desculpe, não tem outro termo) os leitores, e deixaram a melhor parte pra ser lançada separadamente (vocês vão descobrir porque quando lerem)!
É uma violação da obra e uma falta de respeito com os leitores. Bom, é certeza que por enquanto eles não vão lançar uma versão completa, mas eu não desencorajo a comprarem o livro. Todos deveriam conhecer essa história porque apesar dessa violação, o livro compensa!
Preparem-se para o Livro I Parte II 😉
Beijinho,

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário