29maio • 14 Colleen Hoover, new adult, resenha

Resenha #28 Um Caso Perdido (Hopeless #1)

Título: Um Caso Perdido (Hopeless #1)
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Classificação: 5 estrelas.
Sinopse: “Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras… Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.”

 

“O céu é sempre lindo. Mesmo quando está escuro ou nublado, ainda é bonito de se olhar… ele estará lá não importa o que… e eu sei que sempre será bonito.”
Como posso começar a explicar tudo que esse livro representa? Hopeless é muito mais que uma história de amor onde tudo dá certo no final; é uma lição de força, coragem, amizade verdadeira e superação.
Essa foi mais uma das indicações de Guilherme Cepeda (Burn Book) e Noemi Bufarah Hackman. Quando li as primeiras páginas, confesso que achei que seria mais um romance onde a mocinha é traída e após alguns períodos miseráveis, ela encontra o cara que irá virar seu mundo de cabeça pra baixo e será o grande amor de sua vida. Não me entenda mal, amo livros assim, mas não foi isso que encontrei na história de Colleen Hoover.

Conhecer Sky foi uma das coisas mais emocionantes da minha vida literária, pode ter certeza. Eu tenho um sério problema com as “mocinhas” de quase todos os livros que leio, mas a Sky foi totalmente diferente de todas elas. Ela é uma menina cheia de coragem e força. Sua história de vida se tornou um MEGA EXEMPLO para mim.
E o que falar de Holder? Ele não é apenas TUDO DE BOM, ele é um personagem sensacional. Muito bem construído, humano! Uma das razões pelas quais a Sky suportou tantas aflições, foi a presença dele ao seu lado em toda e qualquer situação. Uma das coisas que amei na escrita da Colleen, foi o fato de ter criado dois personagens que interagem de uma forma tão linda, que os tornou reais. Sim, eu senti cada dorzinha, meu coração se despedaçou junto com o deles. E ao terminar o livro, me senti tão vitoriosa e orgulhosa quanto eles. A escrita de Hoover, nos faz ser mais que meros espectadores na vida de Sky e Holder. Ela nos torna parte deles, sofrendo, se apaixonando e se alegrando juntamente com eles.
Bom, vamos ao livro!
A história é narrada por Sky, uma menina de 17 anos, cuja mãe adotiva é contra qualquer tipo de tecnologia e sempre a fez estudar em casa. Isso muda quando Sky deseja fazer o último ano do ensino médio em uma escola de verdade.
Sky tem uma melhor amiga, chamada Six, que foi a responsável pela matrícula de Sky na escola, mas esta acaba indo fazer um intercâmbio na Itália e Sky, por pura teimosia, decide continuar com seu plano, mesmo sem a amiga por perto. Veja bem, essas duas tinham uma reputação não muito agradável na cidade, devido a um entra e sai de garotos pela janela de ambos os quartos. Mas não darei mais nenhuma informação comprometedora sobre o assunto, apenas direi que isso não fez com que ela fosse bem vista e muito menos aceita entre os outros estudantes. Sim, ela sofre bullying, mas ela diz não ligar para isso. Sky é uma leitora compulsiva e adora um bom livro e ela acreditava que meninas malvadas como essas, existissem apenas em seus livros. Mas aparece um personagem para salvar o dia dela. Breckin um “mórmon” e homossexual, que é a única pessoa que a trata bem e que por ser um leitor compulsivo, se torna seu mais novo melhor amigo.
Enfim, um dia ela sai da escola e vai fazer compras, quando Dean Holder cruza o seu caminho. Um fato curioso sobre Sky: Apesar de ficar com vários garotos, ela não dormia com eles. E o mais estranho de tudo é que ela não se sentia atraída por eles fisicamente. Sabia que eles eram bonitos, mas isso não importava para ela. E por quê ela agia assim? Bem, isso você vai ter que ler o livro e descobrir por si mesmo 😉
Mas voltando ao Holder. Quando ela o vê pela primeira vez, ela sente na pele o que é estar loucamente atraída por alguém. Mas assim que o bonitão olha pra ela, ele começa a agir de forma estranha. Ele a persegue até o carro e parece conhecê-la de algum lugar, o que Sky não consegue entender. Ele insiste em saber seu nome e quando ela o diz, ele acaba se decepcionando.
Passado esse estranho acontecimento no mercado, ela sai para correr. Sim, isso é uma das coisas que ela adora fazer e de repente, ela encontra Holder novamente e ele tenta se redimir pela loucura de antes. Enfim, eles conversam, ela desmaia, ele a ajuda e diz que quer correr com ela. Mas existe rumores estranhos sobre ele e ela acaba pisando na bola, ao tentar se distanciar sem saber a verdade. Mas ele não desiste e vai até a casa dela, sem saber que ela passaria o fim de semana sozinha, para tentar mostrar quem ele é de verdade.
Enfim, conversa vai e vem e Sky, sem perceber, confessa estar atraída por ele e é aí que as coisas pegam fogo. E isso é tudo que eu direi para evitar dar SPOILERS DESNECESSÁRIOS. Enfim, as coisas estão indo maravilhosamente bem entre eles, até que um belo dia, Sky resolve usar um presente que ganhou antes de ser adotada. O problema é que ela não se lembra de quase nada antes de ir viver com Karen, e quando Holder fica exaltado e exige uma explicação sobre a pulseirinha, ela fica confusa. Ele exige saber onde ela conseguiu aquilo e ela não consegue explicar. Então Holder a deixa sozinha no meio do refeitório e fica sem falar com ela por longos dias, o que a faz pensar que ela não sabe quem ele realmente é.
É claro que ele não consegue ficar longe dela e ele vai até sua casa para se retratar e enfim eles se beijam (MAS ELES NÃO SE BEIJARAM ANTES, RAQUEL? VOCÊ NÃO DISSE QUE PEGOU FOGO? Vai ler logo e entender o porquê disso :p). Ele diz que ele não pode explicar o que fez ainda, mas um dia ele contará tudo a ela, mas que mesmo assim ele precisa que ela ainda o queira ao seu lado e ela, por sua vez, confessa que nunca quis que ele saísse de perto dela e que por mais chateada que ela tenha ficado, ela nunca deixará de querer ele ali.
E é aí que este livro fica mais emocionante. Ao se aproximar cada vez mais de Holder e se permitir apaixonar por ele, Sky se aproxima cada vez mais de seu passado. E quando ela descobre o que realmente aconteceu em sua adoção, é como se ela perdesse o chão. Na verdade, sua vida toda não é o que ela pensava e Holder guardava um segredo que ao ser revelado, mudou toda a sua vida. E juntos, ela e Holder enfrentam verdades cruéis que os tornam cada vez mais fortes, apesar de causar muita dor.
Entendam, deste ponto em diante do livro, se eu falar qualquer coisa, será um SPOILER GIGANTESCO. Mas o que posso dizer é LEIAM ESSE LIVRO! Hopeless é uma lição de vida. Uma estória de amor que ensina que não importa o que aconteça de ruim em nossas vidas, se temos a pessoa certa ao nosso lado, por mais que a vida nos derrube, nos levantaremos novamente e seguiremos em frente.
Bom, eu montei uma mini-playlist para esse livro porque essas duas músicas se encaixaram perfeitamente com os personagens. Entendam, Dean Holder e Sky são dois personagens que se completam perfeitamente. Por isso, as músicas do Phillip Phillips foram tão perfeitas para descrever o que sinto por este livro e o que Dean e Sky representam para mim. Você pode conferir a playlist aqui.

1. Home – Tem uma frase que a Sky diz quase no fim que se encaixa perfeitamente aqui.
2. Tell Me a Story – Acho que essa música resume o relacionamento dos dois e resume um pouco do livro em si.

 

confira também os Posts Relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário